sábado, 18 de junho de 2011

Análise Consultoria Revisionais Contratos Bancários

As revisionais de contratos bancários são uma realidade em todo País, no Rio Grande do Sul mais especificamente na Capital Gaúcha nascedouro das discussões desse tipo de demanda, teve período de ressaca, acalmou por algum tempo e recentemente, frente ao contexto econômico as variações nas taxas de mercado e outros encargos que compõe um financiamento, novamente estão em alta.
O judiciário esta novamente com uma carga de processos em que o objeto é contestar contratos bancários.
Em outros estados há uma avalanche de revisionais, como cada caso é diferente do outro, não há como massificar e também não há programa mágico que resolva de forma simétrica as questões de cálculo.
Assim como, nem todos profissionais estão preparados para enfrentar a matéria com clareza, pois o financiamento bancário é complexo por exigir conhecimento específico de cálculo, o profissional tem que saber distinguir o que é taxa de juros, correção monetária entre outras questões implicitas no contrato. Na questão dos contratos de leasing, tem que ter definição clara do que é VRG Valor Residual Garantido e Contraprestação (aluguel).
Nota-se a batalha dos profissionais tanto da área contábil quanto da área juridica na busca de informações para que possam enfrentar com clareza essa nova demanda de mercado.
Com essa idéia é que disponibilizo material de apoio, que tanto na questão das planilhas de cálculo como na orientação na propositura das ações revisionais com o intuído de que a revisional não seja em desfavor ao mutuário. Perito Francisco Lisboa.

10 comentários:

  1. Sr.Francisco Lisboa,
    Tenho muito interesse acerca desse assunto. Advogo na área cível no interior de Minas Gerais e tenho entrado com ações para a restituição das taxas indevidas nos financiamentos (TAC, TEC e outras), porém muitos clientes estão demonstrando interesse na análise de possível existência de juros abusivos em seus financiamentos. Como não tenho muito conhecimento sobre os cálculos e vendo que o Sr. se dispôs a fornecer material de apoio e orientações, entro em contato com o Sr. na tentativa de que possa me orientar em como proceder na análise dos juros. Agradeço a atenção e parabenizo pela iniciativa.
    Mídian Prince

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom dia, desculpe o atraso na resposta, é por estar atarefado.
      quanto ao seu questionamento, entre no site www.peritofrancisco.com.br tem informações detalhadas sobre as questões de revisionais. obrigado. Francisco

      Excluir
  2. Sr Francisco estou iniciando nesta area de revisional, gostaria de conhecer seu trabalho, estas planilhas que o sr cita devem auxilia-lo muito no trabalho gostaria de poder recebe-las desde já agradeço e parabenizo pelo Blog

    robsonoliveira00@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom dia, entre no site www.peritofrancisco.com.br tem informações detalhadas sobre as questões de revisionais. obrigado. Francisco

      Excluir
  3. Sr. Francisco Lisboa, gostaria de saber acerca dessas planilhas. O senhor irá disponibilizá-las pelo seu blog ou pode mandar por e-mail? agradeço desde já e parabenizo pelo blog

    leandro-nunes-@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As planilhas são enviadas por email, entre no site www.peritofrancisco.com.br tem informações detalhadas sobre aquisição da planilhas.

      Obrigado pelo contato.
      att.
      Francisco

      Excluir
  4. Caro Sr. Francisco Lisboa, estou cursando contábeis e gostaria de ter acesso a suas planilhas para analisar como o sr. emprega os conceitos. Muito grato, Olavo Montenegro: olavo_montenegro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caro Olavo tudo bem...
      No site www.peritofrancisco.com.br tem informações detalhadas sobre aquisição das planilhas.
      Obrigado pelo contato.
      att.
      Francisco

      Excluir
  5. Olá Pessoal, em especial os profissionais que militam na área de revisionais, muitos questionamentos tem sido feito sobre o sucesso nessas ações e se essa área de atuação contunuará crescendo.
    Acredito que sim, vira e mexe como se diz, nessa oscilação de taxa de juros, a taxas baixam por um tempo e depois explodem novamente, basta analisar o histórico do mercado financeiro, e quem sempre leva a melhor são os mais fortes, para o consumidor resta aceitar o que é empurrado, principalmente pela pressão da midia oferecendo ene vantágens que na maioria das vezes são ilusórias.
    Por outro lado, o que influencia no custo do financiamento do contrato não é só a taxa expressa, há outros elementos, que no resumo final faz com que o dinheiro fique caro, por isso não há porque estranhar que sempre existirão ações contra o abuso na cobrança de juros e taxas excessivas nos contratos de financiamento.

    ResponderExcluir
  6. Oi, gente! Eu já sofri muito por causa de dívidas. Mas vocês sabem que grande parte do que é cobrado de nós não está justo, não é. São os tão falados JUROS ABUSIVOS!Entrei na justiça e consegui renegociar a minha dívida e pagar somente o que eu deveria pagar.

    Não é justo a gente se matar de trabalhar e pagar uma dívida que nunca acaba por causa dos "benditos" juros.

    A solução eu encontrei na internet, pelo incrível que pareça! Descobri esse site aqui

    http://www.masterbh.com.br. Ele me ajudou a renegociar minha dívida e agora, graças a Deus, eu posso dormir com tranquilidade.

    Fica a dica para vocês, hein! Ter dívidas é uma das piores coisas que existem! Abraços!

    ResponderExcluir